Blog Suassui

Dica para aproveitar o feriado

Temos uma boa notícia para os valadarenses viajantes: feriado prolongado à vista! Mas nada de passar três-dias-e-três-noites mergulhados no sofá com a ~bela~ companhia do Netflix. A gente, ou melhor, o Neguinho da Beija Flor, tem uma opção melhor para te sugerir.

 

No samba-enredo de 1999 da Beija Flor, o sambista escreveu:

 

Tem cheiro bom no ar
Este tempero nos convida a viajar
Quero renascer em tuas águas
Para prolongar a vida
Me hospedar no Grand Hotel
Do seu conforto desfrutar
Com sua genial arquitetura
A Beija-flor em alto astral
Neste carnaval nos traz
Belo recanto de Minas Gerais”  

 

Neguinho estava falando de Araxá, cidade mineira de quase 100 mil habitantes localizada na região do Alto Paranaíba. Embora pacata e hospitaleira, na cidade está o majestoso Grand Hotel citado por Neguinho da Beija Flor, um marco na hotelaria brasileira, inaugurado nos anos 40 pelo então presidente Getúlio Vargas, que ainda preserva todo o glamour da época, com seus grandes salões de festa e lustres de cristal. Para relaxar e curtir uns dias de rei, o hotel possui spas que oferecem banhos terapêuticos de águas sulfurosas e de lama, além de muitas massagens, acupuntura, sauna e duchas.    

 

Entorno do hotel está um parque conhecido como Complexo do Barreiro, que abriga piscinas, lagos, jardins, bosques, trilhas, espaço para passeios de bicicleta e até charrete. No parque ainda está a fonte da Dona Beja. Conta a lenda que o nome foi dado à personagem da história mais famosa de Araxá, que se banhava na tal fonte de água mineral radioativa para permanecer jovem por anos e anos.

 

Mas Araxá não resume-se ao Grand Hotel. A cidadezinha também é procurada para a prática de atividades de aventura. É uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, repleto de cachoeiras, paredões de pedra e trilhas pela mata.

 

Minas é Mais e está esperando para ser explorada por você. Programe-se e faça uma viagem no próximo feriado prolongado.

Comentários